FALE CONOSCO: (22) 2760-0693 / (22) 99711-6677 / (12) 99744-3234
Como funciona a energia solar fotovoltaica?
A energia solar fotovoltaica chegou para revolucionar. Através dela é possível criar uma fonte descentralizada de energia elétrica para abastecer casas e empresas, sem agredir o planeta e com um custo muito menor.
Os sistemas tradicionais de geração de energia elétrica são centralizados, exigem grande investimento inicial e causam impactos irreversíveis ao meio ambiente. Mesmo hidroelétricas, que utilizam uma fonte renovável de energia, precisam de mega construções para serem erguidas, muitas vezes em áreas de proteção ambiental, prejudicando a fauna, a flora e a população local. A energia solar não só é renovável, como inesgotável, não ocupa área útil, reduz a emissão de carbono na atmosfera e não afeta o ecossistema local. Além disso, ao produzir sua própria energia você fica livre dos constantes aumentos tarifários cobrados pelas distribuidoras. Veja o passo a passo de como funciona na prática o sistema de compensação elétrica criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Painel Fotovoltaico
O painel solar instalado no telhado ou em outro local disponível, converte a energia luminosa do sol em corrente elétrica na forma de corrente contínua.
Inversor
Os inversores transformam a corrente contínua que chega do painel em corrente alternada e buscar a máxima potência do sistema.
Geração
A energia gerada abastece diretamente o imóvel e o excedente de produção é "guardado" na rede em forma de créditos.
Medição
No final do mês é feito um balanço entre o consumo e a produção de energia, assim, ou o consumidor paga a diferença ou acumula créditos.
Compensação
Os créditos acumulados durante os meses ficam disponíveis para consumo durante 5 anos e podem ser utilizados em outros imóveis.