Passo a passo do ensaio de Líquido Penetrante (LP)

Você já ouviu falar em ensaio de líquido penetrante?

Sabe como é realizado e porquê?

Sabe quais são as suas aplicações?


O ensaio por líquidos penetrantes é um método desenvolvido para a detecção de descontinuidades superficiais em peças metálicas. O ensaio ou inspeção por líquidos penetrantes é considerado um dos melhores métodos de teste para detecção de descontinuidades superficiais em diferentes materiais como: metais ferrosos e não ferrosos, alumínio e ligas metálicas.


O líquido penetrante utilizado nos ensaios pode ser aplicado com pincel, pistola, aerossol ou por imersão das peças em tanque. O ensaio consiste na aplicação de um líquido revelador sobre a superfície das peças, o que faz com que possíveis descontinuidades sejam apresentadas e tornem-se facilmente visíveis.


Quais as vantagens do ensaio de líquidos penetrantes?


- Pode ser aplicado em uma grande variedade de materiais;

- É um método de ensaio de fácil aplicação;

- Possui alta sensibilidade a descontinuidades superficiais de pequenas dimensões;

- Facilmente aplicável em linhas de produção e em alto volume;

- Método rápido, econômico e eficiente de inspeção.

Passo a Passo do ensaio de líquidos penetrantes


Veja agora quais são as etapas do ensaio por líquidos penetrantes e entenda melhor o seu funcionamento:

1.Preparação e limpeza da superfície

A primeira etapa do ensaio por líquidos penetrantes, consiste na limpeza da superfície a ser ensaiada. Nesta etapa deve-se remover tintas, camadas protetoras, óxidos, areia, graxa, óleo, poeira ou qualquer resíduo que impeça o penetrante de entrar nas descontinuidades das peças.

2.Aplicação do líquido penetrante

A segunda etapa do ensaio consiste na aplicação de um líquido, geralmente de cor vermelha ou fluorescente, capaz de penetrar nas descontinuidades das peças depois de um determinado tempo.

3.Remoção do excesso de líquido penetrante

Após o tempo mínimo de penetração, remover o excesso do líquido penetrante, de modo que o mesmo fique retido somente nas descontinuidades das peças.

Vale destacar, que uma operação de limpeza ineficiente pode comprometer os resultados dos ensaios.

4.Revelação

Nesta etapa do ensaio, aplica-se sobre a peça um talco branco, conhecido como revelador.

O revelador atua sugando o líquido penetrante das descontinuidades e revelando-as.

5.Inspeção

No caso dos líquidos penetrantes visíveis, a inspeção pode ser feita sob luz branca natural ou artificial.

O revelador, aplicado à superfície das peças, cria um fundo branco que facilita a inspeção e visualização de descontinuidades.

6.Limpeza

Após a inspeção da peça e a elaboração do relatório de ensaio, deve ser realizada uma nova limpeza na peça, para remoção dos resíduos de ensaio.

Sempre preocupada com o controle de qualidade de seus produtos, a Expresso Engenharia realiza uma série de ensaios, dentre eles o ensaio de líquido penetrante, mas também os seguintes:


Ensaio de Ultrassom

Ensaio de Partícula Magnética

Testes de cargas

Inspeção de equipamentos


Rodrigo M. Santiago é engenheiro ambiental e técnico em mecânica industrial. Possui ampla experiência em coordenação e gerenciamento de projetos estruturais, supervisão de serviços offshore e planejamento e controle de embarcações. Nosso chefe de operações aqui na Expresso Engenharia é uma pessoa motivada, alegre, mantém uma atitude positiva e proativa diante das adversidades e está sempre gerando novas ideias e soluções inovadoras para problemas relevantes da empresa.