top of page

Cuidados ao escolher um sistema de Energia Solar Fotovoltaica


Instalar um sistema de energia solar em sua casa não é diferente de comprar um carro, imóvel ou realizar um investimento de longo prazo, até porque ele vai gerar energia para você e sua família por pelo menos 25 anos. Ao realizar um investimento, nós buscamos uma série de informações como rendimento anual esperado, riscos envolvidos, liquidez, capacidade do gestor e olhamos os resultados dos últimos anos. Ao comprar um carro nós observamos o motor, o consumo de gasolina, o acabamento, a tecnologia aplicada, se ele é confortável e outras características que variam de pessoa para pessoa. E ao comprar um imóvel, pensamos em localização, segurança, tamanho, acabamento, etc.

Muitas das vezes ficamos tentados a comprar o mais barato, mas ao realizar uma comparação minuciosa nós encontramos soluções com o custo benefício melhor e características mais adequadas à nossa realidade. Comprar um sistema de energia solar não é diferente, muitas das vezes focamos somente no preço e negligenciamos os demais aspectos.

Para o conseguir fazer o preço mais baixo, a empresa instaladora tem que economizar em acabamento, colocar estruturas mais baratas, um sistema de proteção mais em conta, fios de uma qualidade inferior e/ou realizar uma instalação em um tempo inferior, o que pode levar a erros. Tudo isso impacta na produção energética do seu sistema. A principio pode parecer pouco, mas ao observarmos a perda gerada por ele nos próximos 25 anos, o valor do desconto ganho em um primeiro momento é irrisoriamente pequeno.

Além da perda energética, existem os riscos envolvidos no uso de materiais que não sejam de alta qualidade, afinal ninguém quer ver a sua tv novinha dando curto ou então a geladeira recém quitada queimar por causa de uma instalação mal feita, ou ainda, ter uma enorme dor de cabeça para solucionar problemas de garantia e dificuldades de contactar a empresa instaladora.

Não caia nesse tipo de economia. Ao comprar um carro você escolhe o que mais se adequa ao seu desejo e não decide apenas pelo preço, para contratar um sistema de energia solar você deve fazer o mesmo. São diversos fatores a serem considerados, como a marca dos equipamentos, a tecnologia dos módulos, a garantia fornecida, a qualidade da empresa instaladora, o acabamento, o posicionamento ideal, etc. Lembre-se que este sistema te acompanhará por pelo menos 25 anos e muitos problemas podem ser evitados ao longo de sua vida útil se a instalação for feita corretamente. É como aquele ditado popular, o barato sai caro.

bottom of page