Os sistemas de energia solar estão cada vez mais em alta no Brasil e no mundo, afinal é uma energia limpa, barata e descentralizada, fazendo com que milhares de pessoas e empresas economizem na hora de pagar sua conta de luz. Mas você sabe como adquirir um sistema de geração para sua casa ou empresa? Confira este passo a passo resumido.
1 – Fornecedor
O principal objetivo na seleção e avaliação de fornecedores é identificar aqueles que tenham as melhores condições de fornecer o seu produto dentro dos padrões determinados, como preço, prazo de entrega, qualidade requerida, garantia, relacionamento, dentre outros. A Expresso Solar é referência em energia solar fotovoltaica no Rio de Janeiro e Região dos Lagos e te dá toda a segurança que você precisa.
2 - Orçamento
Depois de identificar o fornecedor, é hora de solicitar o orçamento junto a empresa escolhida. Realizado pela equipe técnica, o orçamento apresenta o valor do projeto, as marcas e modelos dos equipamentos que serão instalados.
3 - Fechamento
Após receber o orçamento e negociar as formas de pagamento ou financiamento, é hora de realizar o fechamento do negócio.
Essa etapa envolve a entrega da documentação necessária e a assinatura do contrato de prestação de serviços.
4 - Visita Técnica
A próxima etapa é a visita técnica no imóvel feita pela equipe da empresa, na qual são coletadas as informações que serão usadas para a realização do projeto.
A direção e inclinação do telhado, local para a instalação do inversor e condições da fiação elétrica são alguns dos itens averiguados nessa hora.
5 - Projeto
Com a posse dessas informações, a empresa irá realizar o projeto executivo do sistema fotovoltaico que deverá ser entregue à distribuidora que atende o imóvel.
Nessa hora são utilizados softwares específicos para a análise de sombreamentos e outras condições que possam afetar a geração do sistema.
6 - Instalação
Com o projeto pronto e todos os equipamentos já enviados, a equipe de instaladores irá até o local para realizar a instalação do sistema.
Essa etapa é a mais rápida de todo o processo (até 2 dias para uma casa pequena) e envolve toda a instalação mecânica e elétrica do sistema.
7 - Conexão
Por fim, a última parte é feita pela equipe da distribuidora, que irá até o imóvel para averiguar se a instalação está de acordo com o projeto apresentado.
Com tudo em ordem, eles irão realizar a troca do relógio medidor pelo modelo bidirecional e a conexão do sistema junto à rede elétrica.
Feito isso, o sistema já está pronto para gerar energia e créditos ao seu proprietário.
Thiago S. Gripp é Engenheiro de Produção formado na Universidade Federal Fluminense e um apaixonado por Economia. Possui grande conhecimento na aplicação de ferramentas da qualidade, planejamento estratégico e gestão financeira. Atua como Gerente de Planejamento e Gestão na Expresso Soluções de Engenharia e busca sempre encontrar a solução com a melhor viabilidade para os nossos clientes.
Commentaires